Galeria
Saiba mais sobre - Painel tta
Na concepção de um painel tta utilizamos as definições contidas na norma NBR IEC 60439-1/3 "Conjuntos e manobra e controle de baixa tensão" na qual estabelece que para ser certificado um painel tta ou ptta deve ser submetido a ensaios de tipo e rotina. Estes diferem dos painéis convencionais (norma NBR 6808) devido aos ensaios exigidos.
Os ensaios de tipo são realizados pelo fabricante da chaparia do painel tta e certificados por um laboratório credenciado, os sete ensaios são:
- Verificação dos limites de elevação de temperatura: tem como objetivo verificar os limites da temperatura do painel tta de acordo com o item 7.3 tabela 2 da norma NBR IEC 60439-1/3.
- Verificação das propriedades dielétricas: de acordo com o item 7.4.3.2.2 da norma garantindo que durante o ensaio o painel tta tenha isolação total contra contato indireto.
- Verificação da corrente suportável de curto-circuito: ensaio necessário para correntes de curto-circuito que exceda 10 KA ou que tenha limitadores de corrente que não ultrapasse 17KA, obedecendo o item 8.2.3 da norma NBR IEC 60439-3 (dedicada há quadros até 250A).
- Verificação da eficácia do circuito de proteção: ensaio realizado seguindo a orientação do item 8.2.4 da norma medindo a impedância dos condutores.
- Verificação das distâncias de escoamento e de isolação: segue o item 7.1.2 tabela 14 (distâncias de isolação) e tabela 16 (distâncias de escoamento) da norma sendo obtidos de acordo a tensão de impulso aplicada durante o teste.
- Verificação do funcionamento mecânico: é exercido um esforço mecânico no painel tta, a chaparia deve apresentar as mesmas condições mecânicas após este ensaio, item 8.2.6 da norma.
- Verificação do grau de proteção: conforme itens 7.2.1 e 7.7 da NBR IEC 60439-1/3 e em conjunto com a NBR IEC 60529.
Os ensaios de rotina são realizados pelo montador do painel tta, estes comtemplam a inspeção visual, ensaio dielétrico (tensão aplicada), medição da resistência de isolamento (megômetro), ensaio funcional elétrico, medidas de proteção e continuidade elétrica. Estes ensaios são do item 8.3 da norma.
Além do painel tta há o denominado painel ptta, esta nomenclatura se dá quando em sua utilização há algum item ou componente não testado no ensaio de tipo mas é certificado por meios de cálculos.
O painel tta há várias formas de separação entre os componentes e o barramento, forma 1 (não contêm separação)-2A-2B-3A-3B-4A e 4B, exemplificadas na figura "formas de segregação". A Mabitec Manutenções oferece soluções em projetos e montagens tta/ptta, sendo integrador da Schneider e Weg, com a possibilidade também de montagem com certificação com Siemens e ABB para sempre oferecer a melhor solução aos seus clientes.